No mês de junho, o preço do seguro dos carros mais vendidos do Brasil ficou mais caro para mulheres e diminuiu para homens, segundo levantamento da Minuto Seguros, empresa da Creditas. O seguro dos dez carros mais vendidos teve um aumento de 4,4% para as mulheres e de 2% para os homens. No acumulado do primeiro semestre, a variação é mais acentuada, com uma diminuição de 46,5% para homens e um aumento de 15,2% para mulheres em relação a janeiro.
O levantamento abrange 11 capitais brasileiras e considera a lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em junho, Porto Alegre teve os menores preços médios para ambos os perfis, enquanto Belo Horizonte e Rio de Janeiro registraram os maiores preços médios para homens e mulheres, respectivamente. O estudo também destacou que o Novo HB20 Sense foi o modelo mais cotado no período, com variações significativas nos preços do seguro em diferentes capitais.
Opinião: Discrepâncias de Preços no Seguro Auto e suas Implicações
As diferenças de preços nos seguros de automóveis entre homens e mulheres refletem a dinâmica de risco avaliada pelas seguradoras. No entanto, a variação significativa nos preços ao longo do semestre sugere um mercado ainda em ajuste. Corretores devem estar atentos a essas mudanças para oferecer as melhores opções aos clientes, considerando as particularidades de cada perfil. A estabilização do mercado nos próximos meses pode proporcionar um cenário mais previsível e permitir uma melhor estratégia de venda e atendimento ao cliente.